Casa de Cata Viña Maipo / Claro+Westendarp

© Natalia Vial

O projeto foi feito conforme as necessidades da Vinha Maipo de ter um lugar para receber suas visitas, sobretudo seus clientes e jornalistas especializados. A dinâmica dessas visitas é conhecer o lugar onde estão as vinhas, seu entorno e degustar os vinhos.

© Natalia Vial

Partindo dessa premissa foi projetada uma casa cuja implantação tem relação direta com as variáveis do lugar, influenciando na forma e nos fundamentos gerais da edificação. O lugar é uma esplanada com dois acidentes geográficos muito singulares: a bacia do rio e a colina.                                                                                                                                                                  A casa se localiza nos pés da colina, atuando como respaldo e criando uma parte dianteira e outra traseira para favorecer as visitas em uma abertura total ao lugar.

Planta pavimento térreo

Da mesma forma a casa se abre para o vale e se fecha às costas da colina numa implantação que obedece à geometria do contorno da colina.

© Natalia Vial

A forma arquitetônica mostra um volume central único elevado em relação ao solo e que se desenvolve a partir da sequencia da visita: a sala de degustação, a de estar, a de jantar e o terraço.

© Natalia Vial

Foram utilizadas madeiras de coigüe (provenientes dos antigos tonéis de vinho) e aço, materiais próprios dos processos relacionados ao vinho.

Corte 03

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Claro+Westendarp
  • Ano: 2011
  • Área construída: 255 m²
  • Área do terreno: 200000 m²
  • Endereço: Maipo Região Metropolitana Chile
  • Tipo de projeto: Empresarial
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Ecológico
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Maipo, Região Metropolitana, Chile
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Claro & Westendarp
  2. Colaborador: Benjamín Goñi
  3. Calculista: Claudio Hinojosa
  4. Construtor: Cristián Carvallo
  1. Ano da Construção: 2011
  2. Materialidade: Estrutura Metálica, Pavimento reciclado, vidros termicamente tratados e reticulados, metálicas Hunter Douglas. Revestimento Exterior: Madeira de Coigüe de barris reciclados.
  3. Materiais utilizados: Quiebravista Woodbrise, Hunter Douglas
  4. O projeto utilizou em sua fachada brises Quiebravista Woodbrise, de Hunter Douglas. Este produto é uma alternativa que pode ser adaptada perfeitamente a obras de menor e maior escala. As tampas de alumínio pré pintados,resistentes ao impacto da intempérie e direcionam a barra de acionamento, que permite o movimento giratório.

Sobre este escritório
Cita: Camila Bortoluzzi. "Casa de Cata Viña Maipo / Claro+Westendarp" 16 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-59210/casa-de-cata-vina-maipo-claro-mais-westendarp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.